Os aditivos são de extrema importância na composição dos óleos lubrificantes, pois eles possuem diversas funções, como melhorar a viscosidade, reduzir a volatilidade, prevenir o envelhecimento do óleo, promover a limpeza do motor, entre outras. Os aditivos podem ser misturados aos óleos lubrificantes para alterar suas propriedades e, assim, melhorar o desempenho do motor, prolongando sua vida útil e reduzindo o desgaste das peças. Além disso, a escolha do óleo lubrificante adequado, com os aditivos corretos, é fundamental para garantir o bom funcionamento do motor e evitar problemas. Abaixo alguns exemplos de aditivos:
Aditivos denominados Melhoradores do Índice de Viscosidade
Os aditivos MIV (Melhoradores de Índice de Viscosidade) têm como objetivo minimizar a variação da viscosidade cinemática em diferentes temperaturas de operação do óleo lubrificante, permitindo que a viscosidade do óleo esteja adequada à sua faixa de temperatura de serviço. De maneira mais clara, esses aditivos aumentam a viscosidade de qualquer óleo lubrificante, quebrando e expandindo as moléculas de hidrocarbonetos e, assim, melhorando a capacidade do óleo de fluir em diferentes temperaturas.
Aditivos Detergentes
Os aditivos detergentes ajudam a manter limpas as superfícies metálicas do motor, controlando a formação de depósitos (ou seja, lama, vernizes).
Aditivos Antidesgaste
Os aditivos antidesgaste (AW) ajudam a proteger as superfícies metálicas contra a fricção de impacto e o desgaste entre as partes móveis de um motor. Esses aditivos funcionam aderindo às superfícies metálicas e formando uma película protetora entre as superfícies móveis. Os aditivos antidesgaste são multifuncionais, pois também atuam como inibidores de corrosão.
Aditivos Antiespumante
Enquanto o silício na forma de polidimetilpolissiloxano é comumente usado como antiespumante em óleo de motor.
Aditivos abaixadores do ponto de fluidez
Aditivo essencial para aplicação em uma ampla variedade de lubrificantes, melhorando suas propriedades em temperaturas mais baixas. Isso garante a estabilidade, fluidez e permite que o lubrificante seja comercializado em regiões com climas diversos.